quinta-feira, 5 de abril de 2012

Para saber sobre trilhas do Parque Nacional da Tijuca





O Rio de Janeiro foi colonizado a duras custas, de gente teimosa e muito ambiciosa porque toda a região que consiste Zonal Sul, Centro e Zona Norte era um grande pântano, de mata muito fechada que nem os próprios índios se dispunham a enfrentar. Foi aterrada, deu passagem para a agricultura e povoamento desordenado, até que pela escassez de água fez o governo imperial proteger as nascentes da Floresta. Grande parte do território foi devastado, mas a outra foi reflorestada e protegida virando posteriormente o Parque Nacional da Tijuca, um lugar farto para aventuras.
A maioria das trilhas estão bem demarcadas, o nível de dificuldade varia de iniciante a difícil mas existem algumas agências de ecoturismo que fazem os passeios.
Achei um site muito interessante que tem informações de qualidade sobre várias trilhas e tem um material muito bom sobre o Parque Nacional da Tijuca, que inclui fotos, croquis, mapas...

Vale a visita: Clube dos Aventureiros.

O outro site é o dessas imagens do Rio antigo.
Final sec 19 - Copacabana
Vista do Corcovado

final sec 19 - Glória e Flamengo
fonte: http://br.taringa.net/posts/imagens/2853/O-Rio-de-Janeiro-antigo---Fotos-e-Videos-Raros-e-Antigos.html


quarta-feira, 4 de abril de 2012

A opção da Bota de Segurança

Outro dia vi um review sobre botas para usar na Mata. O autor do vídeo analisou uma bota de segurança (epi) que visualmente se assemelha a essas botas de trekking que encontramos nas lojas de aventura.
Ele usa a tal bota há uns 8 anos e nunca o deixou na mão. Um dos argumentos usado é sobre os aspectos de segurança. A tal bota é destinada para ambientes que apresentam riscos de acidentes, seguem normas da ABNT e passaram pelo Inmetro, tem certificação de qualidade. Outro ponto a favor da bota era o preço, que atualmente fica em torno de R$ 100,00, muito mais barato do que vemos em lojas especializadas.
Além disso a bota se mostra muito confortável e resistente à água, em outro vídeo em resposta a esse primeiro, o  autor coloca que a numeração desse determinado fabricante é generosa, então, vale pedir até um número menor.
Assim que a minha bota da Timberland (o único ponto negativo que vejo nela é o solado que não é muito aderente), quiser aposentar vou testar uma dessas.

A numeração começa no 33. Esse aí parece ser o modelo novo, não é o mesmo que aparece no vídeo.
fonte: www.vichi.com.br/Nobuck/4048_VCEN_2400_LV.php

Segue os links:

Do video: http://www.youtube.com/watch?v=CY-pC_NwkoM
Da Especificação técnica: http://www.vichi.com.br/PDF/Nobuk%204048%20VCEN%202400%20LV.pdf