sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

10 dicas de Segurança na Trilha


Para quem pratica esportes que o desafio e limite extremos são componentes da atividade a segurança deve ser sempre checada e rechecada.
Acidentes acontecem pelos seguintes eventos: negligência, imprudência e imperícia.


A saber:

  • Negligência é desleixo, desatenção, inobservância ou omissão no que deve ser feito.
  • Imprudência é falta de cautela, de observar o mal que pode acontecer e saber o que fazer para evitá-lo.
  • Imperícia é a falta de técnica para uma atividade.

Assim, os preparativos para um trekking incluem  além dos itens de segurança o auto conhecimento.

1. Antes da atividade saiba como está a sua saúde, faça check-up médico.


2. Esteja em dia com seu condicionamento físico. O trekking é sobre a caminhada e não sobre o destino. Se vc não estiver com a musculatura saudável, o risco de lesões é maior, as entorses, por exemplo, podem acabar com o passeio.

3. Conheça e respeite seus limites técnicos. Se vc ainda não sabe manusear um GPS ou uma bússola não se aventure em lugares que não conheça. Na verdade é sempre prudente andar com guias locais. 


4. Caminhada também exige equipamentos de proteção individual, exemplos: perneira, bota ou tênis, apito, boné, anorak... O equipamento depende da atividade e do lugar.


5. Sempre avise onde você vai, quantos dias pretende ficar e com quem vai. Se você tiver um rádio, leve um e deixe outro na base, se vc tiver problemas poderá acionar alguém rapidamente. Na falta, o celular pode até funcionar, mas não é garantido.

6. Tenha um kit de sobrevivência junto ao seu corpo, ele será um equipamento sobressalente se por acaso o seu principal falhar. 

7. Saiba primeiros socorros básicos. A intervenção simples, mas imediata pode salvar vidas.

8. Saiba a previsão do tempo e evite sair na chuva. Lugares com cachoeira e rios podem imundar imediatamente e vc correrá risco de vida.

9. Carregue lanternas, mesmo que faça a trilha pela manhã, e leve baterias extras.

10. Esteja alerta, não use drogas, a paisagem e as endorfinas internas já te levarão ao êxtase.



Curtam sempre a trilha com segurança!

Obrigada pela visita ao blog e até o ano de 2013!
Feliz Ano Novo!






terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ultralight backpacking - parte 1


Ultralight backpacking é um estilo de mochilar com o menor peso possível. São escolhidos materiais resistentes e leves, equipamentos com múltiplas funções, roupas com tecido tecnológico que permitem secagem rápida, proteção contra vento, chuva e ainda são respiráveis.
Existe uma classificação não-oficial de acordo com o peso que se leva: esse peso é a soma dos equipamentos principais como: mochila, abrigo, saco de dormir, lanterna, fogareiro, vestuário, ferramentas e kit de primeiros socorros. Água e comida não são computados.
Ultralight -  até 4,5Kg de carga
Lightweight - até uns 9kg
Tradicional - 14kg
Heavy - 27Kg

Como fisioterapeuta me parece muito sensato sair para caminhar  como menor peso possível. Quando fiz uma travessia de 6 dias na Chapada Diamantina, em 2007, metade da minha mochila era de roupas, e chegando lá vi que só precisava de duas, um conjunto diurno e outro noturno, meu kit de higiene poderia ser bem mais compacto e sei lá mais o quê tinha na mochila para ela pesar tanto, mas as lições foram aprendidas.
Eu ainda sou aquela trilheira tradicional que tem uma mochila de 50 a 60L para passar uns 3 a 4 dias e que acaba carregando mais uma mochilinha a tira colo com documentos, cameras e os eteceteras, mas comecei uma pequena revolução para carregar menos peso. Meu equipamento está evoluindo para:

Por enquanto essa revolução só se estende para caminhadas de 2 dias.

1. Mochila: Ultrasil Daypack da Sea to Summit, peso 64g, capacidade 20L e aguenta até 80Kg, tecido de cordura 30D siliconizada.

Ponto fraco: as alças são muito finas o que depois de um tempo andando incomoda, mas ela não foi desenhada para fazer hiking.



2.Abrigo: Rede Amazon da Guepardo, suporta até 150Kg, pesa 260g, fechada mede de 25x20, tecido 210T nylon com tela mesh. Para toldo uso uma lona 3 x 4 m e paracord de 15m ou fita de nylon.

Ainda não consegui testar.
3. Saco de dormir e isolante térmico de e.v.a: não tenho uma foto dele, já me acompanha um tempo, mas é a linha micron lite da Nautika, pesa no máximo 200g, para ser usado nas noites de verão. Ele é bastante compacto e ocupa pouco espaço na mochila. O e.v.a é muito levinho só ocupa  muito espaço, vai amarrado no lado de fora da mochila.
4.Lanterna, uso uma de cabeça da energizer, ilumina bem, levinha (acho que uns 50g), mas não tem ângulo para direcionar o feixe de luz, porém as mãos ficam livres e isso é  um grande benefício.
5. Fogareiro, uso um reaproveitado de latas de refrigerante pesa no máximo 50g, o combustível é alcool e 50ml consegue ferver 450ml de água.

6. Kit de primeiros socorros, uso uma necessaire pequena que cabe tudo o que preciso. Dimensões 12x10cm e peso cheia deve ficar em 200g.


Continua em outro post


fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Ultralight_backpacking
http://www.rei.com/learn/expert-advice/ultralight-backpacking.html