quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Um caminho diferente: Circuito Fazenda Santa Clara - Cachoeira do Boqueirão

Esse post foi escrito há quase um ano e eu não conseguia terminá-lo, não sei o por quê, acho que não estava me entendendo com google maps para mostrar o trajeto que fiz, e continuo a não entender, mas quando algo não está 100% a gente tem que desapegar e deixar fluir.

A primeira manhã na cidade das cachoeiras, resolvemos sair para conhecer a Fazenda Santa Clara, a Cachoeira dos Meireles e Boqueirão da Mira. Nosso anfitrião do Camping Sô Ito nos passou as primeiras coordenadas e pegamos o carro no sentido Rio Preto.

Aliás, esse camping é uma espécie de balneário, tem uma pequena praia fluvial, um gramadão, um barzinho com sinuca e água quente. Quem quiser também pode ficar hospedado em quartos, só funciona aos finais de semana durante a baixa temporada, nos feriados e nos meses de verão todos os dias. Pegamos um feriado do dia do trabalho e o camping estava vazio, além da minha tinha só outra barraca. Perfeito.


Voltando ao tema do post.

Fizemos um circuito bem legal, pegando estradas rurais que não são muito usadas, mas que um carro 1.0 conseguiria passar (se não tiver chovido).
Nesse trecho de asfalto de Santa Rita de Jacutinga para Rio Preto, MG-457, antes de uma ponte, à esquerda vc verá uma estrada de terra bem larga, com um outdoor do Restaurante do Duque, entre aí, essa é a RJ-151.
Foto de Halley Pacheco de Oliveira
Via Google Maps
Veja a entrada pelo link do Google Maps, o Street View esteve por lá! Isso é inacreditável!!!

Acredito que levei uns 30min para percorrer 15Km, pq simplesmente a estrada tem um visual bem contemplativo que esquecemos relógio. Passamos pela entrada de outras fazendas e assim que você vir uma antiga estação de trem, chamada João Honório, mas no mapa está escrito como estação Barbosa, entre à esquerda para ter acesso a uma estradinha que mais a frente tem uma ponte bem apertada para passar. Veja a rota do Google Maps.
fonte: http://www.turismovaledocafe.com/2010/11/estacoes-ferroviarias.html


foto de Solange Azevedo
https://www.flickr.com/photos/solange_azevedo/sets/72157627322909330



Vale a pena visitar a fazenda e conhecer sua história. Incrível e terrível passar por uma senzala e perceber que logo acima dela fica a sala de visitas. Deixo para vocês a questão filosófica que isso implica. A história da Fazenda pode ser lida no Wikipédia.

Esse circuito é para quem não tem pressa e gosta de passear de carro. Foram 30km, passando por povoados, fazendas, desviando de muito bois e contemplando vôo de aves nativas. Acredito que levamos 1h30min para chegar em Cruzeiro, povoado referência para a cachoeira do Boqueirão. Mais uma vez o Google Maps pode mostrar o caminho da Fazenda Santa Clara e Cruzeiro (via Est. Santa Rita - Rio Preto).


Esse caminho indicado passava por um povoado chamado São Cristóvão, saímos da Sede da Fazenda e pegamos uma estrada que passava na cachoeira da fazenda com um poço que vale o mergulho, depois seguimos por muito tempo sempre pegando às esquerdas. É uma via muito pouca usada, o mato crescia nos lugares que a roda do carro não passava, as placas eram pouquíssimas. Os moradores do local nos olhavam com muita curiosidade e era um a cada 20 minutos de estrada, dá apra sentir que estávamos o tempo todo com a sensação: "estamos perdidas", mas o tanque estava cheio, o carro é econômico, então, tudo bem. Mas sempre que um cidadão surgia perguntávamos se estávamos no lugar certo. E as orientações eram sempre no estilo mineiro de desorientar.

O povoado Cruzeiro é um mimo, mas não tem nada para fazer por lá, imagino aquilo na época do ouro e dos diamantes, um entreposto e nada mais. Só cachaça para fazer o tempo andar.

Dali para as cachoeiras é um pulo, sem erro, só seguir o barulho do Rio.

Boqueirão do Meio
fonte:http://www.santaritadejacutinga.net/

Vou ficar devendo as fotos pq o cartão de memórias queimou....mas posso afirmar  que vale muito a pena fazer esse circuito!