Você irá ouvir termos como ataque e cargueira, mas isso significa a capacidade da mochila.
As de ataque são mais leves, feitas para levarem equipamentos para um dia, geralmente chegam até 40L.
A minha primeira mochila foi de ataque, porque fazia somente trilhas de meio-dia, ela tinha, talvez, uma capacidade 15L. Usei muito nos tempos de faculdade e estágio, e acreditem eu a usei para trabalhar. Quando reparei que seu preto estava virando cinza, aposentei com muito dó no coração. Era uma Ferrino Walker 1, com barrigueira e acolcheamento nas alças do ombro e costas, tinha uma formiguinha de emblema, gracinha e durou uns 10 anos de intenso uso do que posso afirmar. Depois que tomei gosto por essa vida andarilha, tive uma mochila cargueira da marca Kelty, 60L, que dura até hoje, desbotada, mas com todas as suas costuras e sem rasgo. Como nunca fui apegada, ela foi companheira de várias amigas e viajou por todo o mundo, acho que só não visitou Austrália e Japão
Minha Kelt em 2007 |
1. Para que você quer a Mochila?
-Caminhada de meio-dia: Uma mochila de 18L pode ser suficiente, mas os adeptos do buscraft podem levar apenas uma bolsa a tira a colo (bornal), ou uma pochete com os equipamentos básicos. Há aqueles que gostam do estilo militar e usam um cinto com ou sem suspensórios em que acoplam cantil, faca, lanterna, kit de 1º socorros, kit de sobrevivência etc
|
fonte imagem: 1. http://www.curtlo.com.br/produtos_categoria.asp?categoria=Pochetes
2. mercadolivre.com.br
-Caminhada de 1 dia com pernoite: considere uma mochila de uns 30L que tenham dispositivos capazes de prender um isolante térmico e barraca.
-Expedições de 3 dias ou mais: acima de 60L. Quase da metade do espaço será ocupado com mantimentos e depois o seu lixo.
Atualmente uso uma da Ferrino desenhada para mulheres com capacidade de 50L + 10L. Aprendi a levar pouco material e com essa mochila posso sair por até 7dias sem perrengues.
fonte imagem: http://www.ferrino.it/en/homepage/products/BACKPACKS/backpacks_271/transalp_50_lady_ss12_
Nessa foto não dá para ver muito bem, mas as alças são mais finas e seguem melhor o contorno dos ombros, colo e axila e assim não incomoda nos seios.
2. Compre uma mochila confortável, resistente, com vários compartimentos (organiza-se melhor o interior), e que se ajuste perfeitamente ao seu corpo.
3. As mochilas mais modernas trazem um sistema de hidratação que acoplam uma mangueira a uma "bexiga" que irá próxima ao tronco dentro de um compartimento interno. Já experimentei esse modelo da Deuter e recomendo.
http://www.deuter.com.br/show-acessorios-de-aventura |
4. Experimente várias mochilas e não só aquelas feitas para mulheres. Faça todos os ajustes necessários, ande pela loja com ela cheia e perceba se a mochila te permite uma certa liberdade de movimentos. Sente-se e levanta-se e veja se não te causa desequilíbrios. E siga a intuição quando diante daquele mundo de mochilas, dos mais variados formatos e cores alguma cintilar diante dos seus olhos, ela está te escolhendo.
Não se prenda a marcas, compre a que se encaixou a suas necessidades.
Para informações complementares:
http//www.trilhaserumos.com.br
Curiosidade para aquelas que gostam do estilo militar: O sistema MOLLE usado pelos militares americanos
Mais pitaco:
ResponderExcluirExceto a mochila de ataque, é fundamental que a mochila se apóie sempre nos quadris. (Lembras daquelas mochilas de lona? Então esqueça-te delas prassempre)
Tuas pernas foram feitas para carregar peso, teu espinhaço não.
Algo impagável também é a propriedade de a mochila não reter suor do contrário levarás uma piscina para bacalhaus às costas com direito de pingos escorrendo pela cintura abaixo até....
As alças devem ser ajustadas sempre para que o peso fique o mais possível rente ao corpo.
O mesmo vale para o camelback. A água ai ficar quente? Vai mas acredite: irás mais longe com a água à temperatura do teu corpo pois com água fria, gastarás energia para caminhar e somada à que gastarás para aquecer a água fria que bebestes.
E cuidado com mochilas "militares". Existem algumas que nem o capiroto quer...
kkk, passeando pelo blog Caredan, seja sempre bem vindo, seus comentários são extremamente pertinentes. Esse seu por exemplo, merece destaque, um post só para ele. Vc tem razão quanto aos ajustes da mochila. E qto aos modelos militares eu não recomendo nem um pouco aquelas tipo Alice, mas acho q o pessoal gosta é do estilo delas do que a função.
ExcluirAs mochilas estão bem modernas, hoje recomendo muito as que tem o tecido rip stop, são mais leves e mais duráveis. Abs e volte sempre!
Priscila, quero tem parabenizar pelo blog e canal no youtube.Ja sou seguidora e fa.
ResponderExcluirAmo o mato e estou estudando ha algum tempo , detalhadamente todas as atividades que o envolve. A primeira dificuldade que encontrei em me aproximar mais deste esporte eh a questao de nao encontrar na minha regiao grupos que contenham mulheres entre eles. Vc sabe me indicar algum grupo na regiao de SP ou PR?
Olá, mateira! Obrigada por acompanhar as aventuras e experiências. Vc conhece o Fórum Bushcraftbr? Lá tem uma moça de SP, uma gaúcha e outra mineira que são bem ativas. Eu não tenho um grupo de mulheres que possam me acompanhar, então, recorro às minhas amigas que gostam de trilha e camping e as convenço a experimentar um lado mais "natural" e autosuficiente. Vou desenvolver sua pergunta em um post mais completo. Não vai demorar muito, prometo. kkk. Abs
ExcluirOpa, dica valiosa do Forum a sua,me inscrevi agora! Acho que existem muitas mulheres que desejam praticar bushcraft, caminhadas ecologicas, camping, e afins, mas nao tem ideia de onde encontrar cia para tal atividade... Encontrar seu canal e o da Teresa no youtube me deixou esperancosa. Vejo que nao sou tao doida qnto dizem de mim a minha volta.kkk...gostar de mato e bichos deveria ser paixao de todos! (homens e mulheres). vou continuar estudando!!! bjs
ResponderExcluir