segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Produtos de Higiene para Mata

Quando a instrutora do CSAH (Curso de Sobrevivência em  Ambiente Hostil) passou a sacolinha recolhendo nossos produtos de higiene pessoal, nos permitindo ficar apenas com os remédios e repelente, entrei no modo "perplexa". Como assim levar meu desodorante, minha escova e pasta de dente, meu sabonete, hidratante?
O segundo instrutor percebendo nossas caras de interrogação explicou: Pernilongos, moscas, insetos voadores gostam de perfume!
Ok, isso vale para mim.
Mas e odorzinho desagradável do pós-suor? Todo mundo suado e sem escovar os dentes, pesadelo?! De jeito nenhum, não me pergunte o porquê, mas nem chulé eu senti dos meus companheiros de acampamento.
Porém, depois da nossa última atividade, os instrutores nos permitiram banho.
Para a higiene apenas era permitido cinzas da fogueira
Eu nunca havia pensado nisso, nos acampamentos sempre tinha um lugar para a higiene pessoal, no trekking o guia só aconselhou para cuspir a pasta de dente no chão, mas sabonete, xampu, condicionador e desodorante nem uma palavra.
Sem saber, poluí os locais mais bonitos que visitei.

Agora, só produto biodegradável e de preferência origem vegetal, não testado em animais e com selinho verde! Vamos a saber:

Sabonete: sabão de coco é o mais fácil de achar, barato e serve para limpar seus utensílios.

No fórum Sabão & Sabonetes do site mochileiros.com tem uma dica muito interessante sobre uma árvore que aparece de Norte ao Sul do país,chamada Sapindus saponaria L ou saboeiro (veja fotos e informações técnicas dessa árvore no seguinte link).

A receita para conseguir o sabão:

50g dos frutos em 1L de água fervente por 2min. Usar de preferência morno.

Fotinhos que estavam no fórum:


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Fonte:http://www.mochileiros.com/sabao-sabonete-t49062.html

Xampu e condicionador:sabão de coco. Resseca os cabelos, mas use pouco que a cabeleira não fica ruim, depois vc pode até passar um pouquinho de azeite nas pontas. É com certeza mais barato e não fará volume na sua mochila. Porém, se fizer uma busca achará biodegradáveis no mercado, prepare-se, por que itens "verdes" são caros.  

Pasta de dente: De todos os itens, esse foi o mais difícil de achar. Temos um produto nacional que se chama Raspa de Júa, da árvore Juazeiro, encontrada na Região Nordeste (outras informações aqui). Acredito que em casa de produtos naturais se pode encontrá-lo, ou em feiras de produtos nordestinos. 


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Juazeiro.JPG

De curiosidade tem esse aqui também. O Miswak é um galho de limpeza de dentes de original do Oriente Médio, Paquistão e Índia e que vem embalado inteligentemente.

Encontrei esse gel dental da Weleda que é biodegradável, mas é infantil.

Fio dental. Não é biodegradável. Então, não se esqueça de voltar para cidade com ele.


E claro, o soberano REPELENTE, esse item não pode faltar, nunca! Existem receitas caseiras, já ouvi pessoas próximas falando da eficiência do cravo. Nunca experimentei, mas os boatos são favoráveis ao produto. 

Receitinha:

100ml de álcool de cereais
10g de cravo da índia
30ml de óleo vegetal para o corpo (por exemplo, calêndula ou amêndoa)


Coloque o cravo e o álcool em um vidro fosco e feche bem. Guarde ao abrigo da luz Deixe curtir por 5 dias, agitando o frasco diariamente.
No quinto dia, retire o cravo e acrescente o óleo ao alcool aromatizado. Pronto.
Protetor solar e labial também são importantes, não esqueça deles.

Esse é o kit básico de higiene pessoal, qualquer item a mais é peso e volume na sua mochila que não valerá a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário