segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Apresentação

Olá,


Esse blog surgiu de uma empolgação pelos assuntos sobre camping, montanhismo e afins. São tantas informações interessantes, que para fixar o conhecimento temos que passá-lo adiante. 

Sempre gostei de atividades vinculadas à Natureza e recentemente fiz um curso básico de sobrevivência na Mata Atlântica que reacendeu a vontade de um convívio mais verdadeiro com a floresta.


O curso dava orientações do que fazer se você se encontrar perdido na floresta. As chances de isso acontecer são poucas, mas existe para os amantes do trekking.
Um termo que conheci pela internet quando pesquisava sobre sobrevivência na mata, é o Buschcraft, que abrange técnicas artesanais para se passar uns dias no mato sem tecnologia avançada, usando apenas recursos que o local te oferece com ferramentas que podem caber numa bolsa.
Infelizmente era minoria na minha turma, eram 9 homens e 2 mulheres.

A maioria dos homens eram comprometidos, e suas mulheres não curtiam o contato rústico com a floresta, mas não se importavam e até  os incentivavam.

Mas por que tão poucas mulheres se interessam por essa atividade?



Provavelmente acham que isso é coisa de menino, que é bruto e exige força. Acho que as mulheres tem medo da floresta, porque não sabem que a força bruta é o último recurso que se usa em situações normais e de emergências. a inteligência, orientação espacial, atenção, concentração, resistência física e habilidades manuais são atributos muito mais importantes.


Além disso, os animais selvagens, como cobras e onças são raros de serem vistos e mesmo quando o avistamos, nós somos tão repugnantes e insignificantes que eles nos ignoram. Porém, uma fogueira acesa é item de segurança e os afasta.
Quanto aos insetos, repelente! Aranhas se a gente não as cutuca, elas ficam quietinhas e se a gente cutuca elas evitam briga e se insistirmos elas ameaçam, se formos impertinentes elas atacam.


Então, cada um no seu canto, Natureza é Mãe e tem espaço para todo mundo.


De lado as especulações pretendo mostrar que Bushcraft também é coisa de menina.



5 comentários:

  1. Oi Sobrevivente.
    Gostei muito do seu texto e das dicas. Eu pensava que vc era iniciante mas já tá comuma bagagem de respeito.
    Só faltou abordar o chamado kit básico de sobrevivencia. Mas isso é pra quem gosta de ir mata adentro e passar mais de um dia.
    Acrescentaria ao seu equipamento básico um canivete de qualidade, um kit imperveável pra fogo e claro as lanternas (os montanhistas sempre repetem "Anorak e lanterna com pilhas extras não saem da mochila)
    Bem vinda ao Universo da trilhas, expedições e convivencia com a mata.

    Luciano Assunção.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante Pri!
    Confesso que minha maior tensão são com os animais que rastejam (hehehe), mas quem sabe um dia não crio coragem e me aventuro numa sobrevivência dessas com você?
    Adorei o blog!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga,
      A Anne e os companheiros de turno quando vigiavam a fogueira e o acampamento de madrugada ouviram sons do que poderia ser uma onça.
      Com fogueira os animais não chegam perto. Vou colocar um post falando sobre isso e vc se sentirá mais tranquila para entrar na mata.

      Obrigada pela visita e volte mais vezes!
      Bjs

      Excluir
  3. Gostei do blog e da proposta, espero que mais mulheres se animem as atividades mateiras.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Tiago! Espero que as moças possam redescobrir essa atividade,faz muito bem para a mente e corpo. Abraços.

      Excluir