quarta-feira, 4 de julho de 2012

Escolha sua faca

Atenção as próximas dicas são para escolhas de facas para bushcraft e sobrevivência na mata.

Lá em Janeiro de 2012 depois do curso do CSAH percebi que era um erro fazer as trilhas apenas com meu canivete suiço. Tudo bem que nunca precisei de algo a mais, nunca precisei construir abrigo ou fazer fogueira, mas em certas ocasiões ter um facão iria ajudar a ver melhor o caminho e limpar a área de camping, ou fazer buracos.
Como sair andando é só colocar o tênis e ir, a preparação se restringia ao lanche, água (sem me preocupar com a purificação da mesma), uma jaqueta, um kit de primeiro socorros e um apito. Nada de cordas, purificadores de água, sinalizadores, cobertor de alumínio, faca, isqueiro etc.
Prática Segura? Nunca pensei nisso.
Felizmente os anos se passaram, fiquei mas ponderada e a coleta de informações ficou mais fácil.

Obviamente essas dicas não são minhas, não tenho experiência para isso, mas quero ter uma ferramenta boa, por isso, fiz meu dever de casa e quero repassar a todos como começar a escolher suas facas mateiras. 

Quando ler as dicas abaixo, lembre-se que você precisa cortar troncos para construir um abrigo ou acender uma fogueira, fazer pequenos entalhes, ou cortes de precisão para criar outros instrumentos úteis

O que se deve observar numa faca para sobrevivência:

1. LÂMINA:

  • Ser FIXA, isso quer dizer que uma lâmina fixa ao cabo é mais confiável e que ao fazer um trabalho mais pesado ela não vai ceder e te ferir.
  • Ser um MONOBLOCO, ou como você vai ouvir falar FULL TANG, isso quer dizer que a lâmina não acaba quando começa o cabo, na verdade o cabo vai envolver uma parte da peça. Existem modelos como a faca Mora que a peça de metal é tão boa, que ela afunila sua largura e chega até a metade do cabo e continua ser uma faca extremamente confiável para trabalhos pesados, por mais frágil que ela apareça.
  • Qualidade do Metal: esse item vale uma boa discussão, é um assunto muito rico que vale muitas observações. O aço é uma liga que contém principalmente ferro e carbono, mas outros elementos podem ser incorporados e a partir daí encontramos várias qualidades de aço para nossas lâminas, mas para o nosso caso, usa-se muito o Aço Inoxidável 440 C, ou o Aço Carbono 1095, 5160, 52100. Nas facas importadas se encontram os aços VG-10, AUS-8 e Sandvick 12 c 27. Com dureza na escala de Rockwell entre 56-60.
    • O que é a aço inoxidável?
      • A faca de aço inoxidável leva na sua composição cromo que aplicado na superfície confere uma camada que dificulta a oxidação da lâmina e facilita sua limpeza e conservação. O inox é uma ótima pedida para os que farão suas atividades com águas salgadas.
    • Você verá nos blogs e sites de cutelaria artesanal os seguintes termos:
      • Aço Damasco: cuteleiros mais experientes conseguem  misturar diferentes tipos de aço para conseguir um aço mais resistente e com características especiais.
      • Têmpera seletiva: é um tratamento térmico diferenciado no fio em relação ao dorso da faca. Assim, pode-se ter numa mesma lâmina um fio duro e um dorso mole que garantirá um corte preciso e um dorso capaz de absorver impacto evitando rachaduras e quebra da lâmina.
      • Uma questão muito curiosa é que os cuteleiros artesanais também reutilizam aços provenientes de peças de maquinário pesado, como molas de caminhão, serras de madeiras, lima etc.
  • Formato: Aqui entra muito o gosto pessoal, a que eu mais gosto tem o formato que chamam de Drop point ou formato de ponta de gota. Esse tipo de formato torna a faca robusta, mesmo que ela seja pequena, como nos canivetes, e de fácil manejo em lâminas um pouquinho maior, isso acontece porque ela vai formando uma pequena curva convexa até a ponta (no dorso), o que confere resistência na ponta e um maior área de corte. Ela não é indicada para perfurações, mas com pequenos ajustes personalizáveis isso pode ser atenuado como o falso fio no dorso junto à ponta.
  • Detalhes:
    •  Ranhuras no dorso: fica próximo a empunhadura (cabo) que propiciam mais firmeza ao polegar na hora que precisar colocar um pouco mais de força. Vi também o termo Filework, mas pelo que entendi são ranhuras por todo o dorso com apelo estético
    • Dorso plano e em ângulo reto: serve para ser um apoio para o polegar na hora de fazer trabalhos mais finos e superfície para riscar a pederneira.
    • Serrilhas: eu não gosto. Elas não são muito úteis para serrar tronco, nem rasgar tecidos, além disso diminuem á área de corte da lâmina lisa e assim você precisará gastar mais energia para um trabalho.
  • Fio: tem que vir com um bom fio de fábrica. Para saber se a faca está afiada corretamente basta ela cortar sem dificuldades, melhor ainda com o seu próprio peso, uma folha de papel.
  • Tamanho: entre 9 a 15cm  (estou falando só da lâmina). Esse tamanho é suficiente para cortar um pedaço de madeira e fazer entalhes com precisão. Além de ser mais fácil para carregar.
  • Espessura: entre 2,5 a 4mm. Isso fornece uma boa quantidade de aço para que a faca tenha um peso ótimo para trabalhos que exijam força. A faca tem que ser um pouquinho pesada.
  • Largura: eu gosto de até 6cm pelos motivos expostos acima.

2. EMPUNHADURA (cabo)

  • Ergonômica: você precisa sentir firmeza na pegada
  • Furo de artilho: um furo no final da cabo para passar um cordelete que se prende ao punho. Uma medida de segurança para não deixar a faca cair no chão
  • Pomo: de material resistente ou como continuação da lâmina para deferir golpes que sirvam para quebrar coco, castanhas, servir de martelo etc.
Algumas marcas indicadas por especialistas. Clique no nome para ser direcionado para o site com mais informações. 


Bushcraft Forest








Esee 3



Tramontina Commander


Ka-Bar BK2
Becker Campanion

Cold Steel SRK
SRK(SURVIVAL RESCUE KNIFE)


Para início é isso aí.

Principais fontes:
http://www.sbccutelaria.org.br/wiki/index.php?title=A%C3%A7os_para_Cutelaria

http://www.silveiraknives.net/site/content/view/3/11/lang,br/


Composição de alguns aços :

http://www.knifeco.ppg.br/acos.htm
http://www.spyderco.com/edge-u-cation/index.php?item=3

Bons exemplos de faca para bushcraft e sobrevivência

http://cutelariastein.blogspot.com.br/2012/05/review-e-teste-faca-guarani.html

http://www.cutelariaartesanal.com.br/vca/bushcraft/







4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi! Nas bazucas o aço 440c tem me atendido muito bem e muito fácil de achar. Mas comprei há pouco tempo uma Mora Robust e a diferença é espantosa. Acho que o aço dá uma dimensão geral da qualidade da faca, mas saber o formato, geometria

      Excluir
  2. Priscilla, e quanto às facas ao estilo kephart, você indicaria para uso do Bushcraft? Segue um link de uma foto:

    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://i.ytimg.com/vi/OZ6m_vQcPoY/maxresdefault.jpg&imgrefurl=https://www.youtube.com/watch?v%3DOZ6m_vQcPoY&h=720&w=1280&tbnid=rpLi6k7hciRxvM:&docid=4zKZIcnV8exDKM&ei=2sdQVq3kIYb9wAS5-oagDw&tbm=isch&client=ms-android-hms-tef-br&ved=0ahUKEwituZrsoaLJAhWGPpAKHTm9AfQQMwgrKBAwEA

    ResponderExcluir
  3. Não conheço esse estilo, me lembra muito o desenho da mora 1. Eu achei num formato de drop point. Ela tem uma espessura boa, parece bem resistente. Faca muito bonita. Para trabalhos menores eu gosto.

    ResponderExcluir