quarta-feira, 26 de março de 2014

Pedra da Gávea- Teste para os Montanhistas.


Até agora, essa é a trilha mais pesada que fiz no Rio de Janeiro, existem alguns obstáculos pelo caminho, mas nada impossível, porém, sem ajuda de amigos alguns trechos iria demorar mais para passar e provavelmente me machucaria.

Pode-se chegar na base do cume, chamada Praça da Bandeira, por vários caminhos, mas o mais divulgado é o que começa no Largo da Barra, seguindo pela Estrada Sorimã.

O clima quente e úmido foi mais uma vez um obstáculo, a Carrasqueira, o trecho de escalada, faz uma peneira psicológica e o acesso a cabeça do Imperador testa sua noção espacial e habilidade em ser macaco.

Uma das lições dessa trilha foi o racionamento de água, transpirando em baldes, tive uma queda de pressão no primeiro trecho da trilha que quase encerrou meu passeio, bebi muita água e dessa vez só contava com 1 L e 500ml de isotônico, não foram suficientes, ainda bem que no meio tem uma bica natural que pude reabastecer, no segundo trecho até o cume precisei controlar mais a sede, porém, desci quase sem água e precisei me apoiar um pouco no estoque dos amigos.

Minha segunda lição, fazer trilha acompanhada é estratégico: Segurança, Apoio, Generosidade, Ânimo e Fraternidade.
Obrigada aos amigos, Jana, Almir, Valmir e o Índio (que não gosta de aparecer em fotos)

E minha terceira lição: nunca se está 100% preparado para um desafio. Eu só fiz a trilha, porque acabara de fazer check-up médico e estava apta a exercícios físicos, além do que tinha terminado as minhas sessões de fisioterapia por conta de uma tendinite no tendão do glúteo mínimo e semanalmente subia algum morro e me sentia muito bem, logo, poderia subir a Pedra da Gávea. Porém, na Carrasqueira, um pé apoiado numa posição X somado a um impulso fez uma torção no meu joelho e meu menisco medial e ligamento colateral medial, não resistiram. Na hora, senti que uma m***a havia acontecido, mas o sangue quente e adrenalina mascararam a dor, continuei a subida numa boa, mas a descida foi penosa e os amigos tiveram muita solidariedade comigo.
Resultado: ruptura do menisco e estiramento do ligamento, procurei 3 médicos. O meu ortopedista que pensa logo numa cirurgia disse que meu caso era cirúrgico, o segundo queria fazer umas injeções para acelerar minha cicatrização e me mandou para a fisioterapia, sugeriu uma cicatrização espontânea e o terceiro que seria meu cirurgião pediu um tempo de 3 meses para que meu corpo tentasse regenerar os tecidos lesionados, pediu para pausar as atividades de impacto e o montanhismo, mas não interrompeu minha natação e sugeriu que assim que a dor passasse fizesse musculação.

A quarta lição, que ainda estou aprendendo, diariamente e principalmente aos finais de semana, são a Resignação e a Resiliência. Ainda bem que teve o Carnaval no meio para curar a tristeza.

Bom, termino o Post com um videozinho dessa aventura-teste cheia de lições!



Curiosidades:



  • Pedra da Gávea: 2512m de extensão de trilha, com altitude de 844m
  • O caminho que leva até o ínicio da trilha é uma estradinha feita por escravos e com algumas ruínas nas laterais.
  • Foi a 1ª Montanha Carioca a ser batizada com nome português em 01/01/1502. Gávea é o cesto do navio que fica o marinheiro que grita "Terra à vista".
  • Maior monolito à beira mar
  • Local de lendas urbanas e fenícias
  • Uma das trilhas mais assaltadas do Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário