sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Acampando no Canadá - Parte 1

Meu primeiro camping internacional foi em Ontário, Canadá, numa cidadezinha do interior chamada Tobermory. A cidade é um porto no Grande Lago de Huron, mais especificamentente em Georgian Bay e encravada na Bruce Pensinsula.


Pequena Tobermory
A vegetação e fauna são bem limitadas para nossos padrões tropicais e esse foi meu primeiro grande impacto. Distingui-se rapidamente os pinheiros e os carvalhos, esquilos, guaximim, morcegos, algumas aves como corujas, gaivotas e pica-paus e cobras, porém, eu não vi nenhum peixe.

A foto está horrível, mas esse é o Panorama do Parque que fiquei
A mente viajava nesse cenário com cores mais amarronzadas, o solo preto e mais fofo, o espaçamento na vegetação. Eu vivia as florestas que encontrava nos filmes e seriados norte-americanos. Foi uma emoção de descoberta, desbravamento...

Terra fofa
Adorei meu camping por lá. Fiquei num lugar chamado Harmony Acres por 2 noites. Saímos na sexta-feira à noite de Toronto para evitar a hora do rush e chegamos ao nosso destino uma hora da manhã. Montadas as barracas, fomos dormir às duas. 
Meu pedacinho de terra ocupado
O lugar é muito diferente do que já vi no  Brasil, as secções destinadas ao camping são separadas por uns 5 a 7 metros de vegetação e cada um tem uma mesa com bancos e local para a fogueira. E por conta da preservação das árvores e essa "parede" natural,  o camping fica com sombra e nós não fomos expulsos da barraca pelo sol. Apesar da lotação máxima não tive a sensação de muvuca.

Isso que chamo de Camping, o resto é terreno baldio

O site do camping diz que o local tem trilhas para serem feitas, mas como o tempo não era  extenso, fomos atrás das atrações principais do local.
Depois do café da manhã delicioso e substancioso partimos para a primeira atividade do dia. Canoagem.

 Nunca fiz canoagem, ficava fora do ritmo, cansava os braços rápido, mas achei o passeio bem legal, quem sabe não procuro fazer a mesma coisa por aqui?!

Minha primeira instrutora

canal raso
 Depois de 1 hora remando, com direito a banho de lago, passar por uma área alagada com no máximo 20cm de profundidade, ultrapassar barreira de castor, ouvir o silêncio, paramos nossos caiaques numa entrada qualquer da trilha e a fizemos por uns 40min até chegar a Grande Atração do lugar The Grotto.
shiiii, silêncio por favor

Passando pela barreira dos castores

É uma praia de pedra com uma Gruta Gigante. Eu não paro de repetir, é muito diferente.
O local é a atração de Tobermory, então é cheio.  Uma das minhas amigas resolveu enfrentar o engarrafamento de pessoas e descer até a Gruta eu e a outra ficamos admirando do alto, nossa corajosa escaladora.



No fim eu acabei visitando também a Gruta, mas fui nadando de uma praia até lá. Aliás, a água é cristalina e mais quente que muita água de cachoeira no Brasil.
Ficamos por lá por tempo suficiente e a nossa volta foi muito mais tranquila que imaginamos.
Minha segunda instrutora, já pegando um pouco mais de jeito
Cansadas, mas felizes era hora de uma refeição descende.
No camping era permitido uma fogueira, mas a madeira só poderia ser uma espécie de pinus comprada lá mesmo e dentro de um local determinado. Como é bom ascender a fogueira!!! Não usei nenhuma técnica primitiva, queríamos fogo logo e rápido.





Comemos salsichas na brasa e couscus com legumes. Além disso ainda tinha espiga de milho que só ficou pronto muito tarde e foi usado no nosso café da manhã. Vinho e marshamelow ao estilo canadense. (Estávamos muito ocupada comendo e não deu tempo para tirar fotos)

E para fechar esse maravilhoso dia, uma rede preguiçosa.
Elas não tiveram coragem de deitar na rede, não confiaram no meu nó, mas nem ligo, pq aí ficou  só para mim....

Continua numa segunda parte.

2 comentários: