quarta-feira, 12 de junho de 2013

Lapinha-Tabuleiro: Começo

Completada mais uma aventura. Houve muita pesquisa, muito planejamento, uma dose de coragem e um mix de eventos que você só encontra quando se abre para fazer parte da Natureza.
De certo tinha as passagens de ida, a carta topográfica, track log impresso, bússola, comida e recipientes para água extras. Eu já contava que poderia me perder.
Mas existe uns extras que havia esquecido por ficar tanto tempo longe dos trekkings longos: a solidariedade e generosidade dos caminhantes.
Antes mesmo de descer do ônibus BH-Santana do Riacho começou a se aglutinar um grupo que faria a travessia.
No frete até a Lapinha e depois do almoço as afinidades já se mostraram e o grupo se organizou, apenas um desistiu e partimos para nosso caminho.
Parte da galera

Lapinha
Aglutinação

Todo mundo limpinho e bem alimentado

Não vou descrever aqui o passo-a-passo da trilha, porque todas as dicas que peguei foram dos sites e blogs abaixo e tivemos um Cacique que havia feito a trilha mais de 12 vezes e nos mostrou alguns atalhos e dicas que facilitou ainda mais a vida.

Clube dos Aventureiros

Comecei a minha pesquisa por aqui. Por acaso, fuçando o site achei a travessia e me interessei de cara. Foi um ótimo começo, eles têm muito material, mas não segui a trilha deles porque preferi não subir os picos.

Chico Trekking

Também fez os picos, o relato dele e as fotos, principalmente, da Parte Alta da Cachoeira do Tabuleiro me fizeram ter a certeza de que iria fazer a travessia.

Destino Trilha

Mais um bom relato e dicas do que esperar na trilha.

Caçadores de Cachoeira.

Para quem se interessa em fazer a trilha contornando os picos esse blog faz uma excelente descrição do trajeto, tem até o tracklog. Esse foi o texto em que realmente em embasei para fazer a aventura. E por uma boa coincidência, encontrei duas pessoas que participaram da travessia descrita. O Alex, que talvez tenha como segunda casa a Serra do Cipó e foi nosso guia e o Raimundo que me pareceu um trilheiro também muito experiente.

Eu queria ter feito um monte de review dos equipamentos que levei. Estava preparada para colocar em prática os meus conhecimentos de orientação e etc, mas simplesmente me desliguei de qualquer compromisso que tinha. No próximo post conto mais da minha experiência.

Links para outros capítulos dessa trajetória:

Lapinha - Tabuleiro: Treinos
Lapinha - Tabuleiro: Lição 1
Lapinha - Tabuleiro: Lição 2



2 comentários:

  1. Olá Priscila,
    Fico feliz por meu humilde Blog (www.chicotrekking.blogspot.com.br)ter contribuído com algo para esta sua aventura. A intenção é essa mesmo!
    E torço também que tenhas curtido muito aquele "espetaculoso" lugar...
    Precisando estaremos sempre aí ok?
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chico!
    Seu blog é muito bom, deixa a humildade para lá. Me ajudou muito! Infelizmente, não conseguimos chegar na parte alta da cachoeira, só fomos até um mirante. E isso vai me forçar a voltar lá, só que dessa vez vou direto para o Tabuleiro, de repente acampar na Dona Maria e visitar a cachoeira por cima. Obrigada seu blog foi importantíssimo para essa aventura! Abração!

    ResponderExcluir