segunda-feira, 17 de junho de 2013

Lapinha-Tabuleiro: Treinos

Descobri a Travessia em dezembro de 2012, mas como estava muito fora de forma decidi adiar para meio de 2013. O projeto tomou vida em março. A primeira coisa que fiz foi entrar para a natação e melhorar meu condicionamento físico, nos feriados e finais de semana andava em lugares com aclives e declives, principalmente no Parque Nacional da Tijuca.
Início do percurso 7,5Km de subida até estrada do Sumaré
Cruzando com os macacos - Eu juro que pensei que ele iria levar a minha câmera

Vista Baía de Guanabara

De qualquer lugar se avista Ele

Depois comecei a treinar com alguns equipamentos e estudar mais sobre navegação e orientação. Passei um domingo inteiro com a companheira de viagem estudando vários percursos e definindo os pontos de orientação da trilha. Durante o início da trilha, até prestei atenção ao trajeto, procurando por pontos de referência, contei as porteiras, tirei foto das bifurcações, mas em determinados pontos, mesmo estudando o mapa, provavelmente iria me perder, até quem tinha GPS se perdeu, pois os pontos não eram tão precisos e algumas bifurcações ficavam camufladas, por exemplo, no contorno dos picos, ao invés de subir à esquerda no caminho mais difícil com um monte de pedras, o GPS indicava um caminho menos íngreme e mais paralelo, mas que não iria a lugar algum.
Acho que era para esquerda...Cadê o pessoal?

Passagem de nível. 

Apesar da trilha ter nos abrigos alimentação, todos os blogs alertavam para a possibilidade de não haver refeições para todos e com isso fiz umas pesquisas sobre o quê levar para fugir do miojo e da comida liofilizada. Calculei cerca de 1kg de comida por dia, eis, o que a princípio levaria para duas pessoas:
1. 300g de queijo provolone
2. 300g de salaminho
3. 2 porções de 175g de massa para pão de queijo
4. 4 ovos
5. 1 caixa de lentilha pronta (400g)
6. 2 xícaras de arroz
7. carne seca pronta 500g
8. purê de batata liofilizado 200g (rendia até 1kg)
9. 6 colheres de sopa de café e alguns saches de chá
10. 500g de feijoada pronta
11. 1 cebola média
12. 3 dentes de alho
13. sal, pimenta, azeite (30ml) e açúcar
14. umas 6 barrinhas cereais e alguns tabletes de chocolate
Além disso tinha uma panela, um jogo de talheres, fogareiro e mini butijão.
E a companheira de viagem ainda levava algumas coisas com ela, como tangerina e pão árabe
No início era isso.


Total da Cozinha e Alimentos: 4Kg


Meu planejamento eram duas refeições por dia: café da manha (café, mais pão de queijo e os frios), durante o percurso as tangerinas, as barrinhas de cereal e mais salaminho, queijo e pão, e no final do dia  algum grão, arroz e proteína. e chocolate ou fruta de sobremesa. Levaria uma refeição sobressalente caso me perdesse e precisasse ficar mais um dia acampada.

Achei que estava bom, mas na hora de montar a mochila ela estava pesando 16kg!!
Não dava, eu queria carregar no máximo 10kg, tirei a refeição sobressalente e cortei na metade o salaminho, queijo e ovos, e ainda troquei a carne seca, purê e cebola por 2 pacotes de miojo e levei só uma xícara de arroz .

No final a minha mochila estava assim: - Pesando uns 13kg.


não é o fim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário