quarta-feira, 24 de julho de 2013

Aldeia Velha - Silva Jardim - RJ

Estou indo para a mesorregião das Baixadas, na Bacia de São João, numa área que foi povoada pelos índios Guarulhos e posteriormente por imigrantes suíços e alemães, do município de Silva Jardim, mas que um dia foi Capivary,  parto para um povoado chamado Aldeia Velha, as margens da BR-101.
Região de Mata Atlântica, com programas para a preservação do Mico-Leão-Dourado e de promoção de RPPN´s para criação de formas desenvolvimento sustentável e alternativas .

Vou preparada para o frio, umidade e chuva nessa primeira viagem solo. Extreme survival skills!

Meu destino é a Reserva Bom Retiro, uma RPPN desde 1993 com atividades de pesquisa científica, educação ambiental e ecoturismo. Eles oferecem vários tipos de hospedagem, mas pretendo ficar no estilo mais roots dentro da minha barraquinha ou rede. Se não aguentar o frio, e tiver espaço, me mudo para o alojamento.

Para chegar lá sairei do Rio às 5:30, (pela autoviação 1001), sairei antes do sol para ver se evito engarrafamento, já que no Rio acontece a Jornada Mundial da Juventude sendo Quinta e Sexta feriados. Quase um Carnaval!
Para chegar lá de ônibus, a melhor opção foi comprar passagem para Casimiro de Abreu, município limítrofe de Silva Jardim, a chegada está prevista para às 7:30. De Casimiro de Abreu pego outro busão ou van para Aldeia Velha, às 9h. Teria opções de outros horários saindo do Rio, mas para ter uma folga de um possível atraso, optei por esperar.

Não tenho roteiro definido, quero chegar  e acampar. Se puder visito as principais atrações do lugar como 7 Quedas na Fazenda Shangri-lá  ou Cachoeira Andorinhas, mas a própria RPPN tem um circuito e atrações para visitar.
 Quero praticar nós e amarras, usar meu recém-feito Gasificador de Madeira que fiz através do tutorial do video abaixo, cavalgar, pescar (?) e sei lá mas o quê...



Espero que tudo ocorra conforme o planejado. Até a volta!



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Silva_Jardim
http://www.silvajardim.rj.gov.br/site/index.php/o-municipio
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/mata_atlantica/mata_atlantica_acoes_resultados/restauracao/bacia_do_rio_sao_joao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário