Não há nada mais debutante para a trekker do que comprar a primeira mochila para as caminhadas. Acho que a bota também entra nessa categoria, mas vamos ao que interessa, como escolher a mochila.
Você irá ouvir termos como ataque e cargueira, mas isso significa a capacidade da mochila.
As de ataque são mais leves, feitas para levarem equipamentos para um dia, geralmente chegam até 40L.
A minha primeira mochila foi de ataque, porque fazia somente trilhas de meio-dia, ela tinha, talvez, uma capacidade 15L. Usei muito nos tempos de faculdade e estágio, e acreditem eu a usei para trabalhar. Quando reparei que seu preto estava virando cinza, aposentei com muito dó no coração. Era uma Ferrino Walker 1, com barrigueira e acolcheamento nas alças do ombro e costas, tinha uma formiguinha de emblema, gracinha e durou uns 10 anos de intenso uso do que posso afirmar. Depois que tomei gosto por essa vida andarilha, tive uma mochila cargueira da marca Kelty, 60L, que dura até hoje, desbotada, mas com todas as suas costuras e sem rasgo. Como nunca fui apegada, ela foi companheira de várias amigas e viajou por todo o mundo, acho que só não visitou Austrália e Japão
|
Minha Kelt em 2007 |
Não existe receita certa, mas alguns princípios podem ser considerados para escolher sua mochila:
1. Para que você quer a Mochila?
-Caminhada de meio-dia: Uma mochila de 18L pode ser suficiente, mas os adeptos do buscraft podem levar apenas uma bolsa a tira a colo (bornal), ou uma pochete com os equipamentos básicos. Há aqueles que gostam do estilo militar e usam um cinto com ou sem suspensórios em que acoplam cantil, faca, lanterna, kit de 1º socorros, kit de sobrevivência etc
Também se observa alguns praticantes usando pochetes com capacidade 4,5L. Depende dos objetivos do trekker.
|
|
2. mercadolivre.com.br
-Caminhada de 1 dia com pernoite: considere uma mochila de uns 30L que tenham dispositivos capazes de prender um isolante térmico e barraca.
-Expedições de 3 dias ou mais: acima de 60L. Quase da metade do espaço será ocupado com mantimentos e depois o seu lixo.
Atualmente uso uma da Ferrino desenhada para mulheres com capacidade de 50L + 10L. Aprendi a levar pouco material e com essa mochila posso sair por até 7dias sem perrengues.
Nessa foto não dá para ver muito bem, mas as alças são mais finas e seguem melhor o contorno dos ombros, colo e axila e assim não incomoda nos seios.
2. Compre uma mochila confortável, resistente, com vários compartimentos (organiza-se melhor o interior), e que se ajuste perfeitamente ao seu corpo.
3. As mochilas mais modernas trazem um sistema de hidratação que acoplam uma mangueira a uma "bexiga" que irá próxima ao tronco dentro de um compartimento interno. Já experimentei esse modelo da Deuter e recomendo.
4. Experimente várias mochilas e não só aquelas feitas para mulheres. Faça todos os ajustes necessários, ande pela loja com ela cheia e perceba se a mochila te permite uma certa liberdade de movimentos. Sente-se e levanta-se e veja se não te causa desequilíbrios. E siga a intuição quando diante daquele mundo de mochilas, dos mais variados formatos e cores alguma cintilar diante dos seus olhos, ela está te escolhendo.
Não se prenda a marcas, compre a que se encaixou a suas necessidades.
Para informações complementares:
http//www.trilhaserumos.com.br
Curiosidade para aquelas que gostam do estilo militar: O sistema MOLLE usado pelos militares americanos