quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Bonito - Vale a pena sim! Parte 1

Viajar para Bonito não tem erro. O lugar merece todos os títulos de Melhor destino de Ecoturismo.


Pensava que era um destino caro, mas não é. Os passeios são tabelados pela ATRATUR, uma associação dos empresários locais e não dá para barganhar com as operadoras de lá. Entrando no site você conhece o tarifário dos passeios.
Aliás eles têm uma lista de dicas super completa. Vale olhar também. A mais divulgada pelos guias para o turista é para não beber a água de lá, que apesar de limpa, tem concentrações altas de calcário e magnésio que podem dar piriri.
Eu tive 3 dias e meio para aproveitar a cidade e segui a dica do Ricardo Freire do Viaje na Viagem de escolher um tipo de passeio para cada dia, Flutuação, Grutas, Cachoeiras etc. Fiz uma estatística rápida sobre os passeios mais comentados e fiz as seguintes escolhas.

Dia 1

Balneário Municipal

Chegada em Bonito lá pelas 12h. Não tinha muito o quê fazer, então fui e voltei de taxi  para o Balneário Municipal. É uma área de lazer popular com um trecho de rio cheio de peixes, e um certa profundidade para mergulhar, campo de volêi, área verde para relaxar, pegar um sol ou ficar deitado embaixo de uma árvore e forrar o estômago nas lanchonetes-restaurantes. Lá eu comi um prato feito de arroz, pirão, salada e peixe à milanesa que estava bom e barato.

Almocinho bb


Cardume de Piraputanga


Dia 2

Gruta de São Miguel, Gruta Azul, Passeio de Bote Rio Formoso e Casa de Memória Raída

Se você nunca visitou uma gruta, a de São Miguel é um bom começo, mas se você já visitou não espere nada extraordinário, a gruta é bonita, com várias formações e até a possibilidade de ver coruja dentro em algum ninho.
Passarela para chegar no ínicio do percurso



Saída
A Gruta Azul é o cartão postal deles e por isso um dos locais mais visitados, o congestionamento na trilha é grande e a havia uma certa dificuldade em descer porque os degraus de pedra estavam bastante escorregadios, há promessa de uma escadaria mais moderna, mas nesse trânsito todo a guia contou a história de Sinhozinho, um curandeiro local da década de 40, que curava as pessoas e animais com rezas, cinzas e água. Obviamente virou desafeto das autoridades locais e foi desaparecido. Esse site tem um video e mais histórias sobre a lenda.




Crédito das fotos mais bonitas para Jaciane Hammad

Por conta dessa história à noite conheci a Casa de Memória Raída uma loja com um artesanato, livros e poesias na frente e o outro comodo nos fundos com exposição de fotos e objetos  contando a história de Bonito através da vida de Raída, avó de Fernanda, que mantém o espaço. O objetivo de Fernanda é criar um museu, mas ela precisa de parcerias para criar o projeto e apresentar a investidores e expandir o que já tem por lá. Vale a pena conferir o local e bater um papo com a Fernanda, gente boníssima e com muitos causos para os curiosos.





À tarde fiz um passeio relax de bote no rio Formoso, na Ilha do Padre. É divertido, os monitores do bote incentivam uma "guerra de água" entre os turistas entre uma quedinha e outra do rio. Como as pessoas falam alto é difícil de ver os animais à beira d'água.
P.S.: É proibido levar máquinas fotográficas nesse passeio que não possam estar presas ao corpo e em caixas estanques, mas tenho um video que depois postarei. Porém,  uma fotógrafa nos acompanha com um caiaque e registra todo o trajeto.

(Continua)



Nenhum comentário:

Postar um comentário